segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Oi pessoal, tudo bem?

Descobri um fato interessante que eu não sabia. Vocês sabiam que existem pessoas que tem fobia a abelhas?

Apifobia, ou melissofobia é o medo ou horror exagerado a abelhas.
Se define como um persistente, anormal e injustificado medo de abelhas e marimbondos.
Também conhecido como melisofobia, o medo de ser picado por uma abelha é muito comum entre as pessoas. Muitas pessoas ja foram picadas ou tem amigos e conhecidos que sofreram uma dessas picadas. As crianças podem ser picadas ao atacar uma abelha, muitas por medo acabam por assustar os insetos. A picada é bastante dolorosa e a irritação que produz pode durar varios dias, por isso o medo moderado de abelhas é bastante natural. Mas um medo excesivo nos adultos pode estar asociado a uma falta de conhecimento. As pessoas em geral não se dão conta de que as abelhas só atacam para defender sua colméia, ou para se defender do que representa uma ameaça. Um medo irracional de abelhas pode afetar o ecossistema, devido ao fato das abelhas serem polinizadoras naturais, as pessoas que matam abelhas ou destroem intencionalmente suas colônias contribuem ao dano no meio ambiente. Por outro lado, é cada vez mais difícil para os apicultores instalarem seus criadouros devido as queixas da população à respeito. Há alguns anos este medo tem crescido devido a rumores sobre “abelhas assassinas”, popularizados por séries de televisão, noticiarios sensacionalistas ou filmes de terror. Na realidade, desde que as abelhas africanas foram introduzidas nos Estados Unidos não superaram o número de mortes por serpentes venenosas, assim não podem ser consideradas uma praga. A apifobia como as outras zoofobias são mais comums na infância. Os adultos são mais propensos a controlar seus temores; O melhor para ajudar as crianças é proporcionar-lhes conhecimento a respeito das abelhas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apifobia

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

As diferenças entre abelhas e vespas

É verão, você está em um piquenique e aproveita para relaxar um pouco ao sol, depois de comer um sanduíche. De repente, você escuta um zumbido em sua orelha. Preguiçosamente, você dá um tapa no ar e então - ai! - você sente aquela ferroada na bochecha. Enquanto seu rosto arde e começa a inchar, a última coisa que passa por sua cabeça é se aquele inseto chato era uma abelha ou uma vespa.

Mas agora queremos saber. Foi uma abelha ou uma vespa que picou sua bochecha? Qual a diferença entre essas duas criaturas?
No caso acima, é muito provável que o agressor seja um tipo de vespa. Por quê? Porque as vespas geralmente são mais agressivas e é mais provável que elas invadam lugares públicos atrás de comida. As abelhas são mais delicadas: querem flores, não sanduíches.
Essa é apenas uma maneira de saber se o agressor era uma abelha ou uma vespa. Que outras características definem essas duas criaturas muito similares - ambas da ordem Hymenoptera? Existem mais de 25 mil tipos de vespas e abelhas, mas há diversas maneiras - relativamente simples - de distinguir umas das outras.

Quando você é picado por uma abelha ou vespa, você provavelmente nem presta atenção na cintura ou nas pernas do inseto. Mas se você fizer isso, vai notar algumas características essenciais que o ajudarão a identificar seu agressor. Enquanto as abelhas têm corpos robustos e peludos e pernas posteriores achatadas, as vespas são esbeltas e têm uma cintura fina que liga seu tórax ao abdome (o tórax e o abdome são os nomes dados, respectivamente, às partes central e baixa do corpo de um inseto). Além disso, as vespas parecem suaves e brilhantes e têm pernas esbeltas em forma de cilindro.

Diferenças entre abelhas e vespas:
Abelha
· Produz mel;
· É herbívora;
· Poloniza muitas flores;
· No outono alimenta-se do néctar armazenado;
· Ferroa apenas uma vez, quando irritada;
· De modo geral são pacíficas, mas atacam se um membro da colônia for morto
· Não ajudam a exterminar pragas;
· Possui aparelho bucal sugador;
· Forma enxames ;
· Constrói ninhos com cera;


Vespa
· Não produz mel
· Come carne e suga seiva
· Poliniza poucas flores
· Não armazena pólen nem néctar
· Ferroa quantas vezes quiser
· É nociva a outros insetos - mata para alimentar suas larvas
· Possui mandíbulas maiores que as da abelha
· Não forma enxames
· Constrói ninhos com polpa de madeira ou barro.




As abelhas são peludas e robustas e têm a pernas achatadas para recolher o pólen. As vespas são esbeltas, e têm corpos lisos e pernas finas.
Para saber mais diferenças entre esses dois insetos, clique no link abaixo:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelhas-e-vespas1.htm

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conclusão


Eu pesquisei sobre como as abelhas produzem o mel. Eu obtive essa curiosidade a partir do filme: Bee Movie - A História de Uma Abelha. Comecei a pensar nesta pergunta ainda nas férias de fim de ano. De início eu não que ria fazer perguntas secundárias, mas fui motivado pela minha orientadora, a Profª Glaucia.
Muitas pessoas me ajudaram a fazer o blog. A minha orientadora, a Profª Glaucia, que além de me incentivar a fazer perguntas secundárias me disse para resumir os textos para que o leitor não fique horas em frente ao computador. A Profª Rosemary me motivou a mudar do Spaces para o Blogspot e me falou para colocar gifs e figuras Os alunos Raphael e Adriana (T: 906) me ajudaram quando eu estava mudando de blog, e como eu tinha certa dificuldade para mexer no Blogspot “eles me quebraram um galho”. A Profª Cristiane me ajudou na pesquisa, pois ela descobriu uma curiosidade sobre as abelhas.
Eu realizei a pesquisa no Laboratório de Informática da escola. Eu tenho computador na minha casa, mas como a Internet discada é lenta optei em fazer a pesquisa na escola. As minhas fontes de consulta foram os sites Google e Globo.com. A resposta mais difícil de encontrar foi da pergunta secundária: Existe mel amargo? Procurei muito em sites, mas só descobri a resposta com a ajuda da minha orientadora.
Eu tenho vontade de estudar dessa forma porque eu aprendi coisas que eu não tinha noção através da tecnologia e acho que todas as escolas deveriam empregar esse projeto para o melhor aprendizado dos alunos.
Com esse blog cheguei à seguinte conclusão:
A abelha faz um papel importante na natureza, pois quando faz o seu vôo ela leva de uma flor a outra o pólen e automaticamente ela participa da polinização das flores. Nós devemos respeitar esse pequeno animal que produz um alimento tão saudável e gostoso que é o mel e ainda produz outros produtos como própolis e cera. O mel é um alimento que todos devemos incluir na nossa alimentação e que só traz beneficio ao ser humano e que infelizmente foi substituído pelo açúcar que causa problemas ao organismo humano quando é consumido excessivamente. Eu peço uma coisa: inclua o mel na alimentação. Álias, não mate uma abelha quando tiver voando, pois você estará fazendo parte da destruição da natureza. Não mate abelhas !!
Escola Municipal Profª Olga Teixeira de Oliveira.
Viviane Cristina Marques Oliveira
T:806




Resposta da pergunta principal



Olá internautas!!!


Como as abelhas produzem o mel?


Essa pergunta deu origem a esse blog. Mas antes de resolver essa questão, primeiro eu respondi as perguntas secundárias, para depois chegar a resposta da pergunta que foi o motivo desse blog existir.

O mel começa como néctar que as abelhas coletam nas flores. Basicamente, o néctar é uma recompensa que as plantas produzem para atrair insetos e pássaros polinizadores. É um líquido doce que possui os óleos aromáticos responsáveis pelo perfume das plantas, além de outras substâncias características. As abelhas coletam esse néctar sugando-o com seus probóscides e armazenando-o em seus estômagos de mel. Em seguida, as abelhas domésticas levam o néctar de volta para a colméia, carregando 40 miligramas por vez.
As abelhas campeiras regurgitam o néctar e passam-no para as operárias na colméia. Em seguida, essas abelhas gradualmente transformam o néctar em mel por meio da evaporação da maior parte da água que ele contém. O néctar possui 70% de água, ao passo que o mel tem apenas em torno de 20%. As abelhas se livram da água extra engolindo e regurgitando o néctar várias vezes. Elas também agitam suas asas sobre os alvéolos cheios do favo de mel. Esse processo retém bastante açúcar e os óleos aromáticos da planta enquanto as enzimas dos aparelhos bucais das abelhas são adicionadas.
O mel final é espesso, grudento e bem doce. Ele contém vários tipos de açúcares, inclusive sucrose, frutose e glicose. O sabor e a cor dependem das flores em que as abelhas colheram o néctar. O mel de flor de laranjeira, por exemplo, tem sabor e aroma que lembram o da laranja.










quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Existe mel amargo? Resposta.

Olá, como vocês vão?
Finalmente a resposta da minha última pergunta secundária.


Mel de marmeleiro
É preciso saborear o mel de marmeleiro. Este mel raro, denso, claro e valioso, cobiçado no mercado pelo sabor inigualável (é o único do mundo com gosto de cravo-da-índia), propriedades terapêuticas e condições ambientalmente limpas de produção.

Mel da faveira
As cidades do estado do Piauí: Picos, Oeiras, Simplício Mendes, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato e outros municípios da região, responsáveis por 70% da produção estadual, destacam-se também por floradas nativas variadas, das quais se originam outros méis de sabor especial, como o da faveira, levemente amargo, ou o cajueiro, de tonalidade escura e gosto forte.

Mel da bracatinga
A florada de bracatinga produz mel amargo, mas há alguns anos esse mel, riquíssimo em sais minerais, era muito solicitado pelos alemães que vinham buscar aqui no Brasil. Eu não o classificaria como “ïntragável"...apenas possui um leve sabor amargo, parecido com o Campari, que, aliás, pode servir na medida para aqueles que dizem que o mel é algo muito doce e enjoativo pra serconsumido como alimento. E nos meses de frio, aqui no sul, essa leguminosa, é a única espécie que fornce pólen e néctar em abundância, sendo portanto de grande utilidade para os apicultores da região serrana. O seu pólen, é muito saboroso e nutritivo, como sabor lembrando o amendoim torrado. Esse mel pode ser "blendado"com outros mais perfumados e doces a fim de amenizar o sabor amargo característico.
Oi internautas.
A minha orientadora, a profª Glaucia consegui achar 4 sites sobre o mel amargo. Enfim, posso responder a pergunta: Existe mel amargo?
Na próxima postagem, a publicação da resposta da pergunta!!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Curiosidades sobre as abelhas.

Olá, como vocês vão?
Esse texto é sobre algumas coisas interessantes sobre as abelhas.
· Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 25 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média;
· As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas;
· Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução;
· Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia;
· O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores.
Se você quer ver mais curiosidades clique no endereço abaixo:

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Olá internautas, como estão?
Infelizmente eu não consegui achar a resposta da pergunta secundaria: Existe mel amargo?
Procurei muito e não achei. Mas se vocês tiverem algum texto ou reportagem, por favor, me mandem pelo mural de recados. Agradeço a compreensão.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oi pessoal, como estão?
Como dona desta blog, eu quero que ele seja interessante e convidativo ao leitor. Então se você quiser comentar, criticar, elogiar, sugerir há um mural de recados ali do lado só para você. Espero que escreva!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quais são os tipos de abelhas? Resposta.

Oi pessoal, tudo bem?
Este texto é a resposta da pergunta secundária: quais são os tipos de abelhas?



Tipos de abelhas
Em termos científicos, as abelhas pertencem à superfamília de insetos Apoidea. Essa superfamília inclui várias famílias, subfamílias, tribos e aproximadamente 20 mil espécies de abelhas. Em cada família as abelhas possuem características em comum, como os métodos de construção dos ninhos. Espécies diferentes geralmente têm características físicas distintas, como o formato da asa ou o tamanho da língua.
Muitas pessoas estão mais familiarizadas com as abelhas farejadoras e com as abelhas grandes. As duas são abelhas sociais, ou seja, elas vivem em grupos grandes. As abelhas sociais usam secreções de cera que saem de seus corpos para construir ninhos e locais grandes para armazenar comida e criar as abelhas jovens. Um terceiro tipo de abelha social é a sem ferrão. As abelhas sem ferrão são nativas de áreas tropicais, onde algumas sociedades as usam para a produção de mel. Até recentemente, a criação de abelhas sem ferrão era comum nas regiões dos maias da América do Sul (em inglês), mas a prática quase desapareceu nos últimos 20 anos.

Pessoal como o texto é muito grande eu dei uma resumida. Que ler o texto na íntegra. Clique no link abaixo:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha3.htm

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Voltei!!!


Oi pessoal tudo bem?

Estou retornando das férias prolongadas por causa da Gripe suína que está atormentando todo mundo. Como eu fiquei muito tempo sem publicar nada no blog, vou procurar mais textos interessantes e deixar o blog mais bonito para vocês!!!!


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Saindo de férias!!!!!

Oi galera.
Estou entrando de férias hoje, hehehehe! Porém (vem coisa ruim) as minhas férias só vão durar 2 semanas...Ahhhhhhh.
Só vou voltar a estudar em agosto. Até mais pessoal!!!!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Apicultor.


Oi pessoal, tudo bem? Eu resolvi falar sobre os apicultores que criam as abelhas.

Apicultor é um indivíduo que pratica a apicultura, ou seja, cria [abelha]s da espécie Apis mellifera para a obtenção de um ou mais dos seguintes produtos: mel, cera, pólen, geléia real, própolis ou veneno.

Além disso, o apicultor pode se dedicar à criação de rainhas para uso próprio ou comercialização para outros apicultores, ou utilizar a apicultura como instrumento de polinização de culturas agrícolas. Há ainda os que criam abelhas com o simples propósito de satisfazer a sua curiosidade científica ou como passatempo.

Quantidade de colméias

A quantidade de colméias, ou colônias, mantidas pelo apicultor pode variar bastante de acordo com o seu propósito. Assim sendo, um indivíduo que pratica a apicultura como hobby pode possuir entre uma ou dez colméias (estes números são apenas um exemplo; não há uma definição fixa baseada no número de colméias). Já um outro que pratique a apicultura como atividade secundária, ou como atividade primária de magnitude modesta, pode possuir dezenas de colméias. Existem ainda os grandes apicultores, que operam em escala empresarial, que podem possuir centenas, ou até milhares, de colméias. Estes últimos muitas vezes praticam a apicultura como atividade para a polinização de grandes culturas agrícolas (especialmente na América do Norte).

Espero que tenham gostado da postagem. Até mais pessoal.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apicultor

Abelhinhas!!!

O que é própolis?


Oi pessoal tudo bem? Eu resolvi falar de uma substância produzidas pelas abelhas que é muito utilizado pelo homem, mas que não é proveniente do mel. Essa substância é o própolis.
Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da coleta de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica.

Uso na colméia

É utilizada pelas abelhas de diversas formas:
Para proteger a colméia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada;
Para desinfetar o interior da colméia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos;
Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colméia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho.

Uso pelo Homem

A própolis possui diversas propriedades biológicas e terapêuticas.
Desde a Antigüidade a própolis já era utilizada como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e também a Greco-Romana são ricas, todas contendo em seus escritos antigos centenas de receitas onde entram principalmente mel, própolis, larvas de abelhas e às vezes as próprias abelhas, para curar ou prevenir enfermidades. A própolis é conhecida como um poderoso antibiótico natural.
Hoje a própolis é utilizada com maior freqüência na prevenção e tratamento de feridas e infecções da via oral, também como antimicótico e cicatrizante. Estudos mais recentes indicam eficiente ação de alguns de seus compostos ativos com ação imuno-estimulante e antitumoral.

Se você quiser saber mais sobre o própolis clique no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis

Como é a colméia?


Oi pessoal,como vocês estão?
Estou aqui para falar da colméia, que é onde as abelhas “moram”.
Colméia é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas.
As abelhas utilizam a colméia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colméias construídas em apiários (conjunto de colméias utilizadas para criação de abelhas, normalmente para fins comerciais. O objetivo principal é a produção de mel, mas obtém-se também outros produtos). Uma colméia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colméias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.

Espero que tenham gostado.
Até mais galera!!!!


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colmeia

terça-feira, 30 de junho de 2009

Existe museu do mel?

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim.
Eu estava “surfando” no site Globo.com e descobri uma coisa super interessante.
Existe um Museu do mel que tem abelhas e até dá aulas de culinária. E ainda no Brasil.
O museu fica na cidade mineira de Santa Bárbara que é famosa pela produção de mel. Os 110 apicultores do município produziram 410 toneladas no ano passado. “Santa Bárbara tem várias floradas ao mesmo tempo, seja a silvestre, seja a do eucalipto”, diz o criador Boris Alexeeff.

O mel tem tanto destaque na região que até ganhou um museu. Um casarão do século 18 foi restaurado para receber turistas e moradores. É um passeio pela história da apicultura no mundo e no Brasil e o visitante também pode conhecer as técnicas de produção. No quintal da casa, há colméias com abelhas que não atacam. Na cozinha, acontecem aulas de culinária.
Se um dia você for a Santa Bárbara em Minas Gerais, dê uma passada no museu. Tchau galera e até mais.
Fonte:
http://colunas.g1.com.br/redacao/2007/06/28/museu-do-mel-tem-abelhas-e-aulas-de-culinaria/

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O que devemos fazer quando somos picados por uma abelha?

Oie gente, tudo bem?
Quem gosta de ser picado por algum animal? Por mais que sejam fofinhos, eles nos mordem ou picam quando estão ameaçados.


Com a abelha não é diferente. Tem pessoas que só de ver uma abelha ficam desesperadas e algumas tem até alergia!


E se algum dia você for picado por uma abelha tome as seguintes precauções:


não espere para remover o ferrão. Remova-o imediatamente espremendo-o com seus dois dedos. Não raspe o ferrão com uma unha ou com uma faca. Para todas as picadas, coloque uma compressa gelada (tal como gelo envolto em uma toalha) no local da picada. A área pode ficar vermelha, inchada e dolorida por vários dias; tomando um anti-histamínico podemos aliviar alguns sintomas. Se uma reação severa ocorrer, trate como uma reação alérgica.




Para evitar uma picada fique longe de uma colméia sem uma devida proteção.


Até mais galera!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Existe Dia da Abelha?

Olá a todos os navegantes da Internet!
Eu estava em casa vendo a minha agenda e descobri uma coisa muito interessante:
existe Dia da Abelha e Dia do Apicultor. Fique muito surpresa com a descoberta e decidi colocar no blog.
O Dia da Abelha é 3 de Outubro e o Dia do Apicultor é 22 de Maio. Eu não consegui descobrir se existe Dia do Mel, mas se eu encontrar a data, prometo que colocarei no blog.
Até mais!


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Receita com mel.

O mel é uma matéria prima natural, exótica e refinada, excelente para agregar valor ao seu cardápio, enriquecendo ainda mais o sabor de suas receitas de carnes, molhos, sucos, aperitivos, bebidas quentes como chás e grogs, em produtos de confeitaria, assim como, com frutas frescas, iogurtes e sorvetes, com as seguintes vantagens:
- Mel é natural- Mel é menos calórico do que açúcar- Mel contém minerais e vitaminas- Mel tem o poder de prevenir e tratar algumas enfermidades
- Mel diminui o poder oxidante da carne quando pincelado antes do seu preparo- Mel deixa os alimentos mais corados, especialmente carnes e pães, ou quando preparados no forno microondas- Mel em consistência ideal para molhos.

Então uma receita saborosa com mel para você se deliciar!!!
Ingredientes:
. 2 ovos inteiros
. 1 xícara de mel .
1 xícara de açúcar .
1 xícara de leite .
3 xícaras de farinha de trigo .
.1 colher de sopa de caldo de limão
. 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio .
1/2 colher de sopa de fermento em pó .
1 colher de sopa de margarina

Modo de preparar: Bater tudo no liquidificador muito bem, colocar em forma retangular untada com margarina e enfarinhada. Levar para assar até que espetando um palito este saia seco.

Anote esta receita e faça como Ana Maria Braga: passe embaixo da mesa e diga Huuuuuuuum!!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Crianças menores de 1 ano podem comer mel?


Não, não podem tomar mel. Não acredita? Pois é, eu também não acreditei quando soube.

Isso se deve ao fato de que uma bactéria causadora do bolutismo intestinal está presente no alimento.
O bolutismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, moleza no corpo, dificuldade de ingerir alimentos e falta de apetite. Em casos mais graves, podem ocorrer os riscos de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.

Calmaaaaa!!!
Se a mamãe deu mel ao seu filho, não se preocupe. Preste atenção na 1º semana após o consumo e veja se ele não apresente nenhum sintoma
como: dificuldade para engolir vômitos, diarréia, fraqueza ou paralisia de algum membro. Depois desse período, a criança não corre mais nenhum risco.
O mais seguro é evitar dar mel a crianças menores de 2 anos.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Quais são os benefícios do mel para a sáude?


Benefícios do mel para saúde.

O mel é tudo de bom. Este saboroso alimento, que pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão, possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde os tempos mais remotos. O produto fabricado pelas abelhas não serve apenas para satisfazer o paladar: ele também pode ser utilizado para cuidar da saúde do organismo e trazer mais vitalidade para o dia-a-dia.

O que o faz tão poderoso? Propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.
Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor marrom-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
Fabricado a partir do néctar das plantas, o mel é um alimento altamente estável e energético. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.

Mel para a saúde


Quando o assunto é gripe, resfriado, tosse ou dor de garganta, não há quem não receite o mel como um remédio milagroso. E acredite: ele não é benéfico apenas para o alívio desses males. Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.E não pára por aí. Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.É considerado também uma fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.


Existe abelha sem ferrão?


Sim, existe sim. Seu nome é Meliponini. Meliponni é uma tribo de abelhas da família Apidae, onde se classificam as abelhas sem ferrão. O grupo ocorre nas zonas tropicais e sub-tropicais do planeta, em particular na Austrália e zona circundante e na América do Sul. A maioria não produz mel mas o grupo tem grande importância na polinização da flora dos seus ecossisemas. Na África, algumas espécies são valorizadas na medicina tradicional.
Como o nome vulgar indica, as abelhas meliponíneas não têm ferrão, mas defendem as colmeias agressivamente e por mordida. Algumas espécies, nomeadamente as do gênero Oxytrigona como a tataíra, segregam substâncias tóxicas nas mandíbulas que produzem mordidelas dolorosas.
As abelhas sem ferrão dos gêneros Trigona, Melipona e Austroplebia produzem mel e são cultivadas em apicultura.



Quais são os tipos de mel?


Oi pessoal. Esse texto é a resposta da pergunta secundária: quais são os tipos de mel?
E tenho que falar que tirei a resposta de 2 site e os endereços deles estão no final de cada texto.




O sabor, o aroma e a cor do mel variam segundo a origem botânica do néctar recolhido pelas abelhas. Os méis escuros, por exemplo, costumam ser mais ricos em minerais e possuem aroma e sabor mais acentuados. Os claros podem não apresentar tantos minerais, tendo um sabor e paladar mais suave. É normal estabelecer a seguinte classificação de tipos de mel: Mel monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral. Mel polifloral: quando o mel é produzido a partir do néctar recolhido de diversas flores de origens florais diferentes.


Fonte: http://lusitania-store.com/naturel/2006/09/29/classificacao-de-tipos-de-mel/





Silvestre: É o mel dos campos e matas, do néctar de diversas flores. Tônico, fortificante, embelezador. Contra reumatismo e astritismo.

Laranjeira (e outros cítricos): Regulador dos intestinos, tranqüilizante, sedativo natural, contra insônia, revigorante da pele.


Eucalipto :Expectorante, desinfeta e dilata os brônquios, combate: tosse, gripes, resfriados e efeitos da poluição.

Trigo sarraceno: Rico em cálcio e ferro. Fortificante e usado para combater a anemia, acidez estomacal. Bom para o baço e coluna.

Girassol: Riquíssimo em fósforo. Excelente para o cérebro.

Assapeixe:Tônico e depurativo do sangue. Ligeiramente diurético, agindo nas vias urinárias.

Cana-de-açúcar: Fortificante, anti-anêmico, anti-raquitismo. Contra reumatismo e artritismo.

Cambará: Indicado para toses, coqueluches e pessoas com úlceras gástricas.Cipó-uvaDesintoxicante do fígado, estimulante da secreção biliar, combate os efeitos do álcool. Ótimo para tratamento de hepatite.

Bracatinga: Excelente para problemas de fígado e vesícula. Vermífugo estimulante digestivo e indicado para problemas circulatórios.

Fonte: http://betechef.blogspot.com/2008/01/o-mel-e-seus-benefcios.html



terça-feira, 26 de maio de 2009

Entendendo a postagem anterior.


Oi pessoal, tudo bom.
Estou aqui para dizer que a postagem anterior foi colocado só para vocês terem uma idéia de como é a vida de uma abelha.
Ahhhh! Esqueci de falar que o texto foi resumido para que vocês não ficassem horas na frente do computador lendo um texto enoooooooooooooooooorme.
Até mais galera!!!!!

Falando um pouco sobre as abelhas!


Oi gente!
Resolvi colocar no blog um texto que fala como é a vida da abelha, só para vocês terem um pouco de noção deste pequeno inseto.
Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel.
As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.
A vida das abelhas
As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.
Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, centenas de zangões.

Abelha-rainha
A rainha é personagem central e mais importante da sociedade. Seu tamanho é quase duas vezes maior do que o das operárias, e sua única função do ponto de vista biológico é a postura de ovos. Única fêmea com capacidade de reprodução, a rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial - diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos - uma cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geléia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A geléia real é o alimento único e exclusivo da abelha-rainha, durante toda sua vida. A partir do nono dia, ela já está preparada para realizar o seu vôo nupcial, quando será fecundada pelos zangões. Caso apareça outra rainha na colméia, ambas lutarão até que uma delas morra.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha


De volta á ativa!!!

Olá, meu nome é Viviane Cristina Marques Oliveira, tenho 13 anos e sou da turma 806.
Estou participando do P.A (Projeto de Aprendizagem) deste de 2008.
Em 2008 eu estava pesquisando sobre os orientais e a minha pergunta foi: Porque os orientais têm os olhos puxados?

Este ano de 2009 estou pesquisando sobre as abelhas, e a pergunta é: Como as abelhas produzem o mel?
Escolhi as abelhas para a minha pesquisa, por causa de um filme chamado Bee Movie que acabou despertando a minha curiosidade.

OBS: Se você quiser saber sobre a pesquisa sobre os orientais clique no link abaixo:
http://vivihtinha18.spaces.live.com/