quinta-feira, 28 de maio de 2009

Quais são os tipos de mel?


Oi pessoal. Esse texto é a resposta da pergunta secundária: quais são os tipos de mel?
E tenho que falar que tirei a resposta de 2 site e os endereços deles estão no final de cada texto.




O sabor, o aroma e a cor do mel variam segundo a origem botânica do néctar recolhido pelas abelhas. Os méis escuros, por exemplo, costumam ser mais ricos em minerais e possuem aroma e sabor mais acentuados. Os claros podem não apresentar tantos minerais, tendo um sabor e paladar mais suave. É normal estabelecer a seguinte classificação de tipos de mel: Mel monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral. Mel polifloral: quando o mel é produzido a partir do néctar recolhido de diversas flores de origens florais diferentes.


Fonte: http://lusitania-store.com/naturel/2006/09/29/classificacao-de-tipos-de-mel/





Silvestre: É o mel dos campos e matas, do néctar de diversas flores. Tônico, fortificante, embelezador. Contra reumatismo e astritismo.

Laranjeira (e outros cítricos): Regulador dos intestinos, tranqüilizante, sedativo natural, contra insônia, revigorante da pele.


Eucalipto :Expectorante, desinfeta e dilata os brônquios, combate: tosse, gripes, resfriados e efeitos da poluição.

Trigo sarraceno: Rico em cálcio e ferro. Fortificante e usado para combater a anemia, acidez estomacal. Bom para o baço e coluna.

Girassol: Riquíssimo em fósforo. Excelente para o cérebro.

Assapeixe:Tônico e depurativo do sangue. Ligeiramente diurético, agindo nas vias urinárias.

Cana-de-açúcar: Fortificante, anti-anêmico, anti-raquitismo. Contra reumatismo e artritismo.

Cambará: Indicado para toses, coqueluches e pessoas com úlceras gástricas.Cipó-uvaDesintoxicante do fígado, estimulante da secreção biliar, combate os efeitos do álcool. Ótimo para tratamento de hepatite.

Bracatinga: Excelente para problemas de fígado e vesícula. Vermífugo estimulante digestivo e indicado para problemas circulatórios.

Fonte: http://betechef.blogspot.com/2008/01/o-mel-e-seus-benefcios.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário