quinta-feira, 28 de maio de 2009

Quais são os benefícios do mel para a sáude?


Benefícios do mel para saúde.

O mel é tudo de bom. Este saboroso alimento, que pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão, possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde os tempos mais remotos. O produto fabricado pelas abelhas não serve apenas para satisfazer o paladar: ele também pode ser utilizado para cuidar da saúde do organismo e trazer mais vitalidade para o dia-a-dia.

O que o faz tão poderoso? Propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.
Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor marrom-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
Fabricado a partir do néctar das plantas, o mel é um alimento altamente estável e energético. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.

Mel para a saúde


Quando o assunto é gripe, resfriado, tosse ou dor de garganta, não há quem não receite o mel como um remédio milagroso. E acredite: ele não é benéfico apenas para o alívio desses males. Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.E não pára por aí. Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.É considerado também uma fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.


Existe abelha sem ferrão?


Sim, existe sim. Seu nome é Meliponini. Meliponni é uma tribo de abelhas da família Apidae, onde se classificam as abelhas sem ferrão. O grupo ocorre nas zonas tropicais e sub-tropicais do planeta, em particular na Austrália e zona circundante e na América do Sul. A maioria não produz mel mas o grupo tem grande importância na polinização da flora dos seus ecossisemas. Na África, algumas espécies são valorizadas na medicina tradicional.
Como o nome vulgar indica, as abelhas meliponíneas não têm ferrão, mas defendem as colmeias agressivamente e por mordida. Algumas espécies, nomeadamente as do gênero Oxytrigona como a tataíra, segregam substâncias tóxicas nas mandíbulas que produzem mordidelas dolorosas.
As abelhas sem ferrão dos gêneros Trigona, Melipona e Austroplebia produzem mel e são cultivadas em apicultura.



Quais são os tipos de mel?


Oi pessoal. Esse texto é a resposta da pergunta secundária: quais são os tipos de mel?
E tenho que falar que tirei a resposta de 2 site e os endereços deles estão no final de cada texto.




O sabor, o aroma e a cor do mel variam segundo a origem botânica do néctar recolhido pelas abelhas. Os méis escuros, por exemplo, costumam ser mais ricos em minerais e possuem aroma e sabor mais acentuados. Os claros podem não apresentar tantos minerais, tendo um sabor e paladar mais suave. É normal estabelecer a seguinte classificação de tipos de mel: Mel monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral. Mel polifloral: quando o mel é produzido a partir do néctar recolhido de diversas flores de origens florais diferentes.


Fonte: http://lusitania-store.com/naturel/2006/09/29/classificacao-de-tipos-de-mel/





Silvestre: É o mel dos campos e matas, do néctar de diversas flores. Tônico, fortificante, embelezador. Contra reumatismo e astritismo.

Laranjeira (e outros cítricos): Regulador dos intestinos, tranqüilizante, sedativo natural, contra insônia, revigorante da pele.


Eucalipto :Expectorante, desinfeta e dilata os brônquios, combate: tosse, gripes, resfriados e efeitos da poluição.

Trigo sarraceno: Rico em cálcio e ferro. Fortificante e usado para combater a anemia, acidez estomacal. Bom para o baço e coluna.

Girassol: Riquíssimo em fósforo. Excelente para o cérebro.

Assapeixe:Tônico e depurativo do sangue. Ligeiramente diurético, agindo nas vias urinárias.

Cana-de-açúcar: Fortificante, anti-anêmico, anti-raquitismo. Contra reumatismo e artritismo.

Cambará: Indicado para toses, coqueluches e pessoas com úlceras gástricas.Cipó-uvaDesintoxicante do fígado, estimulante da secreção biliar, combate os efeitos do álcool. Ótimo para tratamento de hepatite.

Bracatinga: Excelente para problemas de fígado e vesícula. Vermífugo estimulante digestivo e indicado para problemas circulatórios.

Fonte: http://betechef.blogspot.com/2008/01/o-mel-e-seus-benefcios.html



terça-feira, 26 de maio de 2009

Entendendo a postagem anterior.


Oi pessoal, tudo bom.
Estou aqui para dizer que a postagem anterior foi colocado só para vocês terem uma idéia de como é a vida de uma abelha.
Ahhhh! Esqueci de falar que o texto foi resumido para que vocês não ficassem horas na frente do computador lendo um texto enoooooooooooooooooorme.
Até mais galera!!!!!

Falando um pouco sobre as abelhas!


Oi gente!
Resolvi colocar no blog um texto que fala como é a vida da abelha, só para vocês terem um pouco de noção deste pequeno inseto.
Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel.
As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.
A vida das abelhas
As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.
Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, centenas de zangões.

Abelha-rainha
A rainha é personagem central e mais importante da sociedade. Seu tamanho é quase duas vezes maior do que o das operárias, e sua única função do ponto de vista biológico é a postura de ovos. Única fêmea com capacidade de reprodução, a rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial - diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos - uma cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geléia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A geléia real é o alimento único e exclusivo da abelha-rainha, durante toda sua vida. A partir do nono dia, ela já está preparada para realizar o seu vôo nupcial, quando será fecundada pelos zangões. Caso apareça outra rainha na colméia, ambas lutarão até que uma delas morra.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha


De volta á ativa!!!

Olá, meu nome é Viviane Cristina Marques Oliveira, tenho 13 anos e sou da turma 806.
Estou participando do P.A (Projeto de Aprendizagem) deste de 2008.
Em 2008 eu estava pesquisando sobre os orientais e a minha pergunta foi: Porque os orientais têm os olhos puxados?

Este ano de 2009 estou pesquisando sobre as abelhas, e a pergunta é: Como as abelhas produzem o mel?
Escolhi as abelhas para a minha pesquisa, por causa de um filme chamado Bee Movie que acabou despertando a minha curiosidade.

OBS: Se você quiser saber sobre a pesquisa sobre os orientais clique no link abaixo:
http://vivihtinha18.spaces.live.com/