terça-feira, 18 de maio de 2010

Dicas



Oi pessoal. Este artigo é muito interessante, pois lhe dá dicas sobre como escolher a câmera digital certa para você.


Quando se fala em câmeras digitais existe um mundo de opções que, muitas vezes, confunde até os fotógrafos mais experientes e quem dirá pessoas que querem uma câmera digital apenas para registrar momentos de família?


Existem diversos motivos que influem na escolha da maquina digital ideal para você desde características técnicas até algumas opções sentimentais.


Chega de enrolação e vamos as dicas:




1. Determine o que você precisa:
Um grande erro que muitas pessoas cometem na hora de comprar uma câmera digital é comprar alguma coisa alem da sua necessidade. Para que você faça uma escolha mais acertada tente responder as seguintes questões:


* Você precisa da câmera para que?
* Que tipo de fotografia você quer fazer? (fotos de família, retratos, landscapes, macro, esportes)
* Em que condições você irá fazer a maiorias das suas fotografias? (em ambientes fechados, na rua, com pouca luz, muita luz)
* Você pretende utilizar a câmera digital sempre no modo automático ou pretende aprender realmente a arte da fotografia?
* Qual o nível de experiência você tem com câmeras digitais?
* Que tipo de características na maquina digital você está procurando? (grande zoom, estabilizador de imagens, LCD grande, facilidade de uso, preço)
* Qual importância você dá ao tamanho da câmera (sua portabilidade)?
* Quando você quer gastar?


Responda você mesmo essas perguntas antes de ir as compras, pois assim você estará em uma posição muito melhor na hora verificar as ofertas disponíveis. Muito provavelmente o vendedor ira lhe fazer as mesmas perguntas (se for um bom vendedor, claro), mas se você fizer a lição de casa terá tempo para pensar e escolher a câmera correta para o seu perfil.




2. A quantidade de Megapixels não é tudo
A característica mais comentada e utilizada para vender câmeras digitais é quantidade de megapixels.
Infelizmente, o que as pessoas não entendem é que a quantidade de megapixels vai te permitir apenas imprimir fotos maiores, entretanto, se você não vai imprimir fotos grandes ou vai utilizar as fotos apenas para deixar no computador ou enviar por e-mail. Mais megapixels te causarão apenas mais problemas com espaço em disco e mais trabalho para redimensionar fotos para enviá-las por e-mail.
Se você vai imprimir fotos de tamanho normal (10X15, 14X21) uma câmera de 4 megapixels é mais do que suficiente. Agora se você pretende vender as suas fotos pense com carinho na quantidade de megapixels, pois quanto mais megapixels a sua câmera tiver você pode conseguir comissões maiores por foto vendida.


3. Pense nos acessórios “extras”
Lembre-se que dependendo de como você ira utilizar a sua câmera digital você terá / precisará comprar mais alguns extras como:


* Bolsa, mochila, capinha
* Cartão de memória
* Baterias e / ou pilhas recarregáveis reserva
* Lentes (se você comprar um DSLR)
* Filtros (e outros acessórios para lentes)
* Tripé ou monopé
* Flash
* Rebatedores


Em algumas empresas você pode achar pacotes completos ou ganhar um desconto quando compra tudo junto. Mas lembre-se, que nem tudo que eles oferecem realmente você precisa. Tente não ser impulsivo e comprar coisas desnecessárias que você não utilizará ou acessórios não adequados para a sua necessidade como, por exemplo, um cartão de memória de 1 gb porque é mais barato.


4. Você já possui algum acessório de câmera fotográfica?
Acessórios de câmeras podem te ajudar a economiza algum dinheiro e a facilitar a sua escolha, pois você precisará comprar um câmera que seja compatível com eles.




5. Leia artigos, opiniões sobre a câmera
Antes de comprar uma maquina fotográfica digital reserve um tempo para fazer uma pesquisa. Não acredite apenas no vendedor, não acredito na primeira opinião que você conseguir, lembre muitas pessoas são pagas para oferecer determinada marca de câmera ou modelo.
Leia artigos, revistas especializadas em fotografia, sites especializados e fóruns, pois existe muita informação de qualidade espalhada por ai.


6. Faça um teste drive
Depois de você ter decidido o tipo de câmera que você não quer e ter reduzido a quantidade de maquinas digitais que atendem os requisitos que você definiu no item um. Mãos a obra, vá até a loja e teste qual a câmera digital que melhor se adapta a você. Não existe teste melhor.


8. Procure, negocie, chore, peça desconto, ameace não comprar.
Após ter encontrado a câmera correta você precisa achar o melhor preço.
Novamente, volte para a internet câmera digital em sites especializados de comparação de preço especificamente para o seu modelo desejado e após isso corra atrás da melhor opção de preço e negocie, chore, peça desconto, ameace não comprar e faça de tudo para ganhar um desconto ou então peça um cartão de memória, um bolsa, pilhas… enfim qualquer coisa gratuita junto. Se você tem vergonha, lembre-se: você nunca recebera desconto se não pedir.


Quero lembrar que esse texto foi tirado de outro blog que fala justamente sobre o mundo da fotografia. Se você quiser saber mais acesse o site abaixo.


http://www.fotografarvenderviajar.com/dicas/10-dicas-para-escolher-a-camera-digital-certa-para-voce

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quais são os tipos de câmeras fotograficas? (Resposta)

Olá internautas. Esse texto é a resposta da pergunta secundária Quais são os tipos de máquinas fotográficas.
Câmera de vídeo
Câmera de vídeo no Brasil ou câmara de filmar em Portugal: qualquer dispositivo dotado de mecanismos que capturem imagens em tempo real. Diferentemente da câmera fotográfica, a câmera de vídeo é capaz de registrar movimentos, trazendo assim uma maior dinâmica ao resultado final da produção.


Fotografia pinhole
Uma câmera pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática económica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre.


Câmeras miniatura
São câmeras de tamanho muito reduzido, mas são maiores que um dedo. Podemos citar desta categoria a Minox, que foi inventada por “Walter Zapp em Riga, Latvia para os anos 30.


Câmeras de pequeno formato SLR automaicas
Estas câmeras de pequeno formato encontram-se dotadas de muitos elementos automáticos.
A câmera reflex automática também tem a possibilidade de acionar seu sistema de fotografar manual.
As SRL automáticas, são ideais para aqueles que desejam a máxima versatilidade em suas tomadas.


Câmeras de pequeno formato compacta
As câmeras compactas se caracterizam por sua ligeireza e seu pouco volume, com respeito às SLR, são muito úteis para viagens, férias e outras atividades de recreio por seu reduzido tamanho e peso.
Estão dotadas de um método de disparo rápido. Sua qualidade ótica é bastante aceitável.
Se realizamos fotografias sob os efeitos meteorológicos como a chuva ou zonas impregnadas de pó ou umidade, é aconselhável optar por outro modelo de câmera resistente às estas condições adversas.




Câmeras SLR de formato médio
Estas câmeras são excelentes especialmente para o estúdio. São uma grande arma para os profissionais do setor.
São câmeras mais volumosas e pesadas. Não dispõem de muitas funções das que se encontram dotadas as câmeras de formato menor.
São muito adequadas para realizar tomada fotográfica em estúdios, paisagens ou retratos. Têm um preço tanto em acessórios como em corpos das câmeras um pouco elevado e apto para muito poucos. As imagens que produz esta classe de câmeras nos apaixonarão por completo.




Câmeras Binoculares Reflex
A função da objetiva superior é para o enfoque e a objetiva inferior se utiliza para a tomada e controle do estado do diafragma junto com o obturador central.
São câmaras com algumas características interessantes, como a ótima qualidade e tamanho da imagem vista na superfície plana do seu visor. Por ter um espelho fixo, necessita de duas lentes: uma para o visor e outra para levar a imagem até o filme.




Câmeras técnicas portáteis ou bancos óticos (Câmeras de estúdio)
A estas câmeras também se lhes denomina bancos óticos, porque utilizam formatos de filmes que vão desde os comprimentos de 10x12 a 20x25 cm
As imagens que realizam este tipo de câmeras são de altíssima nitidez e qualidade.
São câmaras de grande formato, pesadas, muito similares as máquinas fotográficas usadas no século passado. Utiliza fole e possui uma grande tela onde se formam as imagens claras e brilhantes. Só que invertidas (de cabeça para baixo) e também lateralmente (direita/esquerda). Por suas proporções ela é sempre montada em um tripé.


Câmera Polaroid ou instantânea
Polaroid Corporation foi fundada em 1937 por Edwin H. Land, e tornou-se mundialmente conhecida devido ao surgimento, em 1948, da primeira câmera instantânea. Após derrotar a concorrente Kodak em uma batalha de patentes, a Kodak saiu do mercado de câmeras instantâneas em 1986.
A empresa, posteriormente, desenvolveu um sistema de filmes para cinema instantâneo, o Polavision, mas o sistema entrou tardiamente no mercado, assim como também foi frustrada a entrada no mercado das câmeras digitais.
Este famoso processo instantâneo inventado pelo Dr. Edwin Land.
Uma câmera destas características proporciona uma imagem totalmente em cor ou em branco e preto segundos depois de ter realizado a tomada fotográfica.




Câmeras submarinas (sub-aquáticas)
São câmeras fotográficas herméticas com uma estrutura forte para suportar a pressão da água.
Algumas destas câmeras, como as Olympus, oferecem uma seleção de caixas sub-aquáticas que são submergíveis até o equivalente a 40 metros de profundidade.
Estas caixas se encontram construídas com poli carbonato, para permitir que a câmera resista firmemente aos golpes e as chacoalhadas sobre terra firme.
Encontram-se provistas de um visor reflex. As focais de suas objetivas são mais curtas para compensar o aumento provocado pela refração da água.
Os controles destes tipos de câmeras são de grandes dimensões, para que resultem mais visíveis e legiveis embaixo da água.




Câmeras panorâmicas
Estas câmeras têm uns mecanismos de rotação de forma circular, tanto para a objetiva como para toda a câmera, atingindo os 360º.
Colocam a imagem inteira sobre uma longa tira de filme com 24x224 milímetros, de formato universal. Produzem verdadeiras imagens panorâmicas. Usam um fotograma de maior largura.




Câmeras de visor direto
As câmeras de visão direta utilizam carreteis de filmes de 120 mm, são muito manejáveis e ligeiras como as compactas de 35 mm, ao mesmo tempo que oferecem uma qualidade superior ao maior tamanho dos fotogramas.
Seu enfoque é telemétrico, o sistema de enfoque que mede a distância entre a câmera fotográfica e o motivo, avaliando o ângulo de convergência com o que a luz atinge o objetivo. O ângulo aumenta se o motivo se aproxima e diminui se o motivo se afasta.




A câmera reflex de 35 mm
As câmeras reflex de 35 mm, consideradas as câmeras mais usadas pelos aficionados e pelos profissionais, são muito fáceis de usar e proporcionam magníficos resultados.
É o tipo de câmeras mais desenvolvido e que atingiu mais aceitação para os trabalhos mais avançados. A idéia básica (um espelho em 45º) que reflete a imagem formada pela objetiva para uma tela do visor, até o momento justo antes da exposição.




Câmeras de pequeno formato ou reflex SLR
As câmeras de pequeno formato muito conhecidas também como reflex SLR ( single lents reflex) de uma só objetiva. Estas câmeras são umas das menores em sua categoria. O enfoque destas câmeras se realiza controlando a imagem através do visor volteando o anel situado em sua objetiva.


Se você quiser saber mais sobre o texto acima acesse o endereço abaixo.

http://www.fotodicas.com/fotografia/indice_cameras_fotograficas.html