quinta-feira, 29 de outubro de 2009

As diferenças entre abelhas e vespas

É verão, você está em um piquenique e aproveita para relaxar um pouco ao sol, depois de comer um sanduíche. De repente, você escuta um zumbido em sua orelha. Preguiçosamente, você dá um tapa no ar e então - ai! - você sente aquela ferroada na bochecha. Enquanto seu rosto arde e começa a inchar, a última coisa que passa por sua cabeça é se aquele inseto chato era uma abelha ou uma vespa.

Mas agora queremos saber. Foi uma abelha ou uma vespa que picou sua bochecha? Qual a diferença entre essas duas criaturas?
No caso acima, é muito provável que o agressor seja um tipo de vespa. Por quê? Porque as vespas geralmente são mais agressivas e é mais provável que elas invadam lugares públicos atrás de comida. As abelhas são mais delicadas: querem flores, não sanduíches.
Essa é apenas uma maneira de saber se o agressor era uma abelha ou uma vespa. Que outras características definem essas duas criaturas muito similares - ambas da ordem Hymenoptera? Existem mais de 25 mil tipos de vespas e abelhas, mas há diversas maneiras - relativamente simples - de distinguir umas das outras.

Quando você é picado por uma abelha ou vespa, você provavelmente nem presta atenção na cintura ou nas pernas do inseto. Mas se você fizer isso, vai notar algumas características essenciais que o ajudarão a identificar seu agressor. Enquanto as abelhas têm corpos robustos e peludos e pernas posteriores achatadas, as vespas são esbeltas e têm uma cintura fina que liga seu tórax ao abdome (o tórax e o abdome são os nomes dados, respectivamente, às partes central e baixa do corpo de um inseto). Além disso, as vespas parecem suaves e brilhantes e têm pernas esbeltas em forma de cilindro.

Diferenças entre abelhas e vespas:
Abelha
· Produz mel;
· É herbívora;
· Poloniza muitas flores;
· No outono alimenta-se do néctar armazenado;
· Ferroa apenas uma vez, quando irritada;
· De modo geral são pacíficas, mas atacam se um membro da colônia for morto
· Não ajudam a exterminar pragas;
· Possui aparelho bucal sugador;
· Forma enxames ;
· Constrói ninhos com cera;


Vespa
· Não produz mel
· Come carne e suga seiva
· Poliniza poucas flores
· Não armazena pólen nem néctar
· Ferroa quantas vezes quiser
· É nociva a outros insetos - mata para alimentar suas larvas
· Possui mandíbulas maiores que as da abelha
· Não forma enxames
· Constrói ninhos com polpa de madeira ou barro.




As abelhas são peludas e robustas e têm a pernas achatadas para recolher o pólen. As vespas são esbeltas, e têm corpos lisos e pernas finas.
Para saber mais diferenças entre esses dois insetos, clique no link abaixo:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelhas-e-vespas1.htm

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conclusão


Eu pesquisei sobre como as abelhas produzem o mel. Eu obtive essa curiosidade a partir do filme: Bee Movie - A História de Uma Abelha. Comecei a pensar nesta pergunta ainda nas férias de fim de ano. De início eu não que ria fazer perguntas secundárias, mas fui motivado pela minha orientadora, a Profª Glaucia.
Muitas pessoas me ajudaram a fazer o blog. A minha orientadora, a Profª Glaucia, que além de me incentivar a fazer perguntas secundárias me disse para resumir os textos para que o leitor não fique horas em frente ao computador. A Profª Rosemary me motivou a mudar do Spaces para o Blogspot e me falou para colocar gifs e figuras Os alunos Raphael e Adriana (T: 906) me ajudaram quando eu estava mudando de blog, e como eu tinha certa dificuldade para mexer no Blogspot “eles me quebraram um galho”. A Profª Cristiane me ajudou na pesquisa, pois ela descobriu uma curiosidade sobre as abelhas.
Eu realizei a pesquisa no Laboratório de Informática da escola. Eu tenho computador na minha casa, mas como a Internet discada é lenta optei em fazer a pesquisa na escola. As minhas fontes de consulta foram os sites Google e Globo.com. A resposta mais difícil de encontrar foi da pergunta secundária: Existe mel amargo? Procurei muito em sites, mas só descobri a resposta com a ajuda da minha orientadora.
Eu tenho vontade de estudar dessa forma porque eu aprendi coisas que eu não tinha noção através da tecnologia e acho que todas as escolas deveriam empregar esse projeto para o melhor aprendizado dos alunos.
Com esse blog cheguei à seguinte conclusão:
A abelha faz um papel importante na natureza, pois quando faz o seu vôo ela leva de uma flor a outra o pólen e automaticamente ela participa da polinização das flores. Nós devemos respeitar esse pequeno animal que produz um alimento tão saudável e gostoso que é o mel e ainda produz outros produtos como própolis e cera. O mel é um alimento que todos devemos incluir na nossa alimentação e que só traz beneficio ao ser humano e que infelizmente foi substituído pelo açúcar que causa problemas ao organismo humano quando é consumido excessivamente. Eu peço uma coisa: inclua o mel na alimentação. Álias, não mate uma abelha quando tiver voando, pois você estará fazendo parte da destruição da natureza. Não mate abelhas !!
Escola Municipal Profª Olga Teixeira de Oliveira.
Viviane Cristina Marques Oliveira
T:806




Resposta da pergunta principal



Olá internautas!!!


Como as abelhas produzem o mel?


Essa pergunta deu origem a esse blog. Mas antes de resolver essa questão, primeiro eu respondi as perguntas secundárias, para depois chegar a resposta da pergunta que foi o motivo desse blog existir.

O mel começa como néctar que as abelhas coletam nas flores. Basicamente, o néctar é uma recompensa que as plantas produzem para atrair insetos e pássaros polinizadores. É um líquido doce que possui os óleos aromáticos responsáveis pelo perfume das plantas, além de outras substâncias características. As abelhas coletam esse néctar sugando-o com seus probóscides e armazenando-o em seus estômagos de mel. Em seguida, as abelhas domésticas levam o néctar de volta para a colméia, carregando 40 miligramas por vez.
As abelhas campeiras regurgitam o néctar e passam-no para as operárias na colméia. Em seguida, essas abelhas gradualmente transformam o néctar em mel por meio da evaporação da maior parte da água que ele contém. O néctar possui 70% de água, ao passo que o mel tem apenas em torno de 20%. As abelhas se livram da água extra engolindo e regurgitando o néctar várias vezes. Elas também agitam suas asas sobre os alvéolos cheios do favo de mel. Esse processo retém bastante açúcar e os óleos aromáticos da planta enquanto as enzimas dos aparelhos bucais das abelhas são adicionadas.
O mel final é espesso, grudento e bem doce. Ele contém vários tipos de açúcares, inclusive sucrose, frutose e glicose. O sabor e a cor dependem das flores em que as abelhas colheram o néctar. O mel de flor de laranjeira, por exemplo, tem sabor e aroma que lembram o da laranja.