
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Saindo de férias!!!!!

quinta-feira, 2 de julho de 2009
Apicultor.

Oi pessoal, tudo bem? Eu resolvi falar sobre os apicultores que criam as abelhas.
Apicultor é um indivíduo que pratica a apicultura, ou seja, cria [abelha]s da espécie Apis mellifera para a obtenção de um ou mais dos seguintes produtos: mel, cera, pólen, geléia real, própolis ou veneno.
Além disso, o apicultor pode se dedicar à criação de rainhas para uso próprio ou comercialização para outros apicultores, ou utilizar a apicultura como instrumento de polinização de culturas agrícolas. Há ainda os que criam abelhas com o simples propósito de satisfazer a sua curiosidade científica ou como passatempo.
Quantidade de colméias
A quantidade de colméias, ou colônias, mantidas pelo apicultor pode variar bastante de acordo com o seu propósito. Assim sendo, um indivíduo que pratica a apicultura como hobby pode possuir entre uma ou dez colméias (estes números são apenas um exemplo; não há uma definição fixa baseada no número de colméias). Já um outro que pratique a apicultura como atividade secundária, ou como atividade primária de magnitude modesta, pode possuir dezenas de colméias. Existem ainda os grandes apicultores, que operam em escala empresarial, que podem possuir centenas, ou até milhares, de colméias. Estes últimos muitas vezes praticam a apicultura como atividade para a polinização de grandes culturas agrícolas (especialmente na América do Norte).
Espero que tenham gostado da postagem. Até mais pessoal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apicultor
O que é própolis?


Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da coleta de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica.
Para proteger a colméia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada;
Para desinfetar o interior da colméia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos;
Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colméia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho.
Desde a Antigüidade a própolis já era utilizada como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e também a Greco-Romana são ricas, todas contendo em seus escritos antigos centenas de receitas onde entram principalmente mel, própolis, larvas de abelhas e às vezes as próprias abelhas, para curar ou prevenir enfermidades. A própolis é conhecida como um poderoso antibiótico natural.
Hoje a própolis é utilizada com maior freqüência na prevenção e tratamento de feridas e infecções da via oral, também como antimicótico e cicatrizante. Estudos mais recentes indicam eficiente ação de alguns de seus compostos ativos com ação imuno-estimulante e antitumoral.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis
Como é a colméia?

Colméia é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas.
As abelhas utilizam a colméia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colméias construídas em apiários (conjunto de colméias utilizadas para criação de abelhas, normalmente para fins comerciais. O objetivo principal é a produção de mel, mas obtém-se também outros produtos). Uma colméia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colméias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.
Até mais galera!!!!